Monday, March 23, 2009

Entrevista sobre as Breakfast Workshops para a revista TimeOut Lisboa

"Curso de DJ


Crew Hassan
Início na Sexta

Quando ainda não passava de um aspirante a DJ, João Nery, hoje DJ Nery, costumava frequentar a loja de discos de um outro DJ, Mr. Cheeks. Sempre que lá ia fartava-se de fazer perguntas ao veterano, que, por seu turno, tudo fazia e dizia para dissuadi-lo da ideia de ser DJ. O objectivo não era eliminar a concorrência ainda antes de ela estar no activo, mas apenas testá-lo e ver até onde ia a sua vontade de ser DJ. Na altura, João Nery não percebeu a atitude. Mas agora que já tem alguma experiência e inclusive já ensina outros aspirantes a DJ, sabe que mais do que ter talento, é fundamental ter uma dose interminável de paciência. Isso e uma boa rede de contactos – mas essa já é outra história.

No workshop que dá na Crew Hassan, DJ Nery não actua sozinho. Nos comandos juntam-se DJ Mee k, Dr Ki e o convidado especial DJ Ride. Para além de “professores” deste workshop de DJ, são todos membros da Breakfast, um colectivo de artistas portugueses.

No workshop que leccionam na Crew Hassan ensinam em quatro sessões as bases que devem nortear todos os aspirantes a DJ. A primeira das sessões é a mais teórica. Faz-se uma introdução ao DJing e ao conhecimento do equipamento. Mas o resto do workshop é muito prático e equilibrado. A parte teórica só serve para deixar os alunos com água na boca. A segunda sessão é dedicada à demonstração de técnicas de misturas. A terceira aula é o DJ Ride a fazer uma demonstração de turntablism e scratch. Na última aula, o DJ Nery acompanha a parte prática de scratch.

“O workshop é uma injecção de A ao Z como o Centrum”, diz Mee k. Tanto serve para quem não percebe nada como para quem já tem algumas luzes. “Pode ser a forma de alguém descobrir o seu talento escondido”, brinca DJ Mee k que gostava que toda a gente que sai à noite pudesse fazer este workshop, só para valorizar o trabalho dos DJs.

“O workshop serve sobretudo para abrir mentalidades, para dar escolhas às pessoas. Ninguém sai daqui a saber tudo. É preciso praticar muito. Todos os DJs que querem evoluir estão num casulo. Por vezes é preciso sair desse casulo e partilhar... Para além do que se aprende no workshop, há outra vantagem que é poder dar-se com um colectivo de DJs que faz disto a sua vida. No fim do curso, os alunos são convidados a participar numa jam session com os seus instrutores. O objectivo não é que façam uma performance exemplar, mas que aprendam e partilhem ideias com quem sabe um pouco mais do que eles. O curso está muito orientado para a cultura hip-hop. “Na parte dedicada às técnicas de mistura tentamos dar um leque amplo de estilos para que os futuros DJs possam ser versáteis.”

O colectivo Breakfast tem outra opção para quem queira aprender um pouco mais sobre a arte do DJing: aulas de apoio. Se depois do workshop, os alunos ainda sentirem que há coisas que precisam de limar, podem recorrer a estas aulas. Ou no caso de já terem alguns conhecimentos, podem apenas tirar dúvidas. É aquilo a que o colectivo chama de personal DJ. “Vamos aonde for preciso.”

O workshop decorre entre 6 e 27 de Março, à sexta-feira,em dois horários. Turma 1: Das 14.30 às 17.00/ Turma 2: Das 18.00 às 21.00. Preço: 100 euros (20 inscrição, 80 de frequência).Crew Hassan, R. das Portas de Santo Antão, 159, R/C-1º (junto ao Coliseu). Inscrições: 93 161 6035/ mail: breakfastdjs@gmail.com

terça-feira, 3 de Março de 2009"

por Catarina Mendonça Ferreira

@ http://timeout.sapo.pt/news.asp?id_news=3127